segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Workshop «Assédio Moral no Trabalho: caracterização do fenómeno e aspectos legais», Lisboa, ISEG a 22 de Dezembro

Realiza-se no próximo dia 22 de Dezembro, 5ª feira, no ISEG (Auditório BES) em Lisboa o workshop Assédio Moral no Trabalho: caracterização do fenómeno e aspectos legais. É organizado pelo SOCIUS/ISEG-UTL e apoiado pela FCT/MCTES. A entrada é livre, mas implica a inscrição através do mail: socius@iseg.utl.pt

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Congresso: Novo Impulso (Lisboa - 15 e 16 de Dezembro)

Realiza-se em Lisboa, no Auditório da Faculdade de Farmácia, nos dias 15 e 16 de Dezembro o Congresso Novo Impulso - Comunidades Terapêuticas: resposta essencial ao sucesso do tratamento das adições. É organizado pelas Comunidades Terapêuticas Vale de Acór e Lugar da Manhã.
Para mais informações, por favor, contactar:
lugardamanha@sapo.pt
Telfs. 265 532 039 ou 212 721 220

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Seminário «Integração Social de Pessoas Portadoras de Deficiência – A diferença está no teu olhar» - 05 de Dezembro às 20H, no Entroncamento

No âmbito do Ciclo de Seminários 2011 (A Conversar Também se Aprende!) e das comemorações do Dia Internacional de Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro), o Centro Novas Oportunidades Gustave Eiffel do Entroncamento convida todos os interessados a participar no quarto Seminário que decorrerá no próximo dia 05 de Dezembro, às 20h00, subordinado ao tema Integração Social de Pessoas Portadoras de Deficiência – A diferença está no teu olhar.
Este seminário assume como objectivo “promover a reflexão geral sobre o papel dos vários atores e associações na promoção da Integração de pessoas deficientes na sociedade” e destina-se à população adulta da região do Entroncamento e concelhos limítrofes.
O painel de oradores é composto pela Dra. Manuela Batista, psicóloga responsável na Instituição CERE do Entroncamento, bem como pelo Sr. Firmino Rasteiro, Director da Delegação Centro da Associação Nacional de Sinistrados no Trabalho (ANST) e pela Dra. Adília Pedro, Professora do Agrupamento Vertical Humberto Delgado – EREBAS em Riachos – Torres Novas. A moderação ficará a cargo da Dra. Susana Alves, licenciada em jornalismo.
O Seminário tem uma duração previsível de 2 horas e decorrerá nas instalações do CNO Gustave Eiffel sedeadas no Entroncamento.
As inscrições são gratuitas e limitadas ao número de lugares disponíveis.
Mais informações, por favor, contacte: 249 717 055 | 910 532 382
Ou por mail cnoge.entroncamento@gustave.eiffel.pt

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Acompanhamento da Formação: Foros do Arrão

No passado dia 29.09 foi feita uma visita de acompanhamento na freguesia de Foros do Arrão à formação na área de informática, no âmbito do projecto da Universus financiado pelo POPH para o Alentejo (tipologia 2.3. formações modulares certificadas). Este curso de Processador de Texto, com a duração de 50H, decorre da parceria estabelecida com o CNO da EBI de Montargil e o Grupo Desportivo e Cultural de Foros do Arrão, consolidando a perspectiva que tem vindo a ser adoptada pela Universus, S.A. na fundamentação da rede estratégica de actores de desenvolvimento local. Nesta visita contámos com a intervenção do Presidente da Direcção do Grupo Desportivo e Cultural de Foros do Arrão, José Manuel Esporeta, o qual veio reiterar a importância deste tipo de eventos culturais na freguesia e o apoio manifestado pela organização que representa em termos do desenvolvimento da sua população, seja por via do aumento de competências, seja pelo incremento da empregabilidade.
Enquanto entidade formadora, a Universus, S.A. gostaria de salientar o excelente empenho e interesse de tod@s @s formand@s, assim como a capacidade pedagógica da formadora Ana Vinagre. Estamos convictos que este tipo de parcerias, com o apoio do POPH, conduz à valorização da população activa, criando condições favoráveis à sua empregabilidade.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ciclo de Seminários 2011 - CNO Gustave Eiffel Entroncamento

No âmbito do Ciclo de Seminários 2011 (Porque a Conversar Também se Aprende!), o Centro Novas Oportunidades Gustave Eiffel do Entroncamento convida todos os interessados a participar no quarto Seminário que decorrerá no próximo dia 04 de Outubro, às 20h00, subordinado ao tema Segurança e Higiene do Trabalho – Porque Prevenir é o Melhor Remédio.
Esta acção assume como objectivo “promover a reflexão geral sobre o papel dos vários actores do mercado de trabalho na prevenção dos riscos, doenças e acidentes profissionais” e destina-se à população adulta da região do Entroncamento e concelhos limítrofes.
O painel de oradores é composto pelo Dr. Pedro Nuno Pimenta Braz, inspector do trabalho e representante da ACT, bem como o Eng.º Fernando Manuel Duarte Nunes, professor do ISEL e autor do Livro Segurança e Higiene do Trabalho: Manual Técnico. A moderação ficará a cargo do jornalista José Mário Fernandes.
O Seminário tem uma duração previsível de 2 horas e decorrerá nas instalações do CNO Gustave Eiffel sedeadas no Entroncamento.

As inscrições são gratuitas e limitadas ao número de lugares disponíveis. Contacto por mail cnoge.entroncamento@gustaveeiffel.pt

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conferência 'As Relações de Namoro' - Lisboa, UAL, 27-09-2011


A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), irá acolher no próximo dia 27 de Setembro a conferência “As Relações de Namoro”, com o intuito de alertar consciências para os crescentes casos de violência no namoro entre estudantes universitários.
A conferência será coordenada pela Profª. Doutora María del Pilar González – Psicóloga, Doutorada em Educação – e pelo Prof. Doutor Luis Rey Yedra - Psicólogo, Doutorado em Orientação e Desenvolvimento Humano com Especialização em Terapia Familiar que irão apresentar os seus dados preliminares da investigação a que se têm dedicado sob o tema “Violência no Namoro em estudantes Universitários”.
O evento terá lugar no Auditório 3 da UAL pelas 18h30.

(Informação via parceiro APSIOT - Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Desregulamentação de profissões: Decreto-Lei nº 92/2011, de 27 de Julho

Desregulamentação de profissões
1. A publicação do Decreto-Lei n.º 92/2011, de 27 de Julho, veio criar o Sistema de Regulação de Acesso a Profissões (SRAP) que visa simplificar o acesso ao exercício de profissões, partindo de um princípio de liberdade de escolha e acesso à profissão, o qual apenas deve ser restringido na medida do necessário para salvaguardar o interesse público.
2. Esta medida veio, assim, tornar livre o acesso a diversas profissões e actividades profissionais cujo exercício estava, até à presente publicação, condicionado à posse de um título profissional. Foi, assim, revogado um conjunto de legislação que regulamentava o acesso a várias profissões, deixando de ser obrigatória a posse de um título profissional (carteira profissional, certificado de aptidão profissional – CAP) para exercer as profissões e actividades profissionais previstas naquele diploma legal.
3. Para algumas destas profissões (da área dos cuidados de beleza – cabeleireiros, esteticistas e afins e profissões para as quais são emitidos CAP) foi definido um regime transitório para pedidos pendentes de decisão relativamente à obtenção do título exigido para o exercício da profissão, mantendo-se em vigor, até 30 de Outubro de 2011 (90 dias após a entrada em vigor do decreto-lei), as portarias que regulam o acesso a essas profissões.
4. Podem, ainda, vir a ser fixados eventuais requisitos específicos adicionais para o acesso e exercício de determinada profissão, por razões imperiosas de interesse público ou por razões inerentes à própria capacidade das pessoas, tornando-se o seu cumprimento obrigatório para aceder à profissão.

Criação da Comissão de Regulação do Acesso a Profissões (CRAP)
5. Para desenvolver o SRAP e deliberar sobre as regras de acesso às profissões, salvaguardando o interesse público e, em simultâneo, não limitando a liberdade de escolha e de acesso às profissões, foi criada, através do mesmo decreto-lei, a Comissão de Regulação do Acesso a Profissões (CRAP) que é composta por representantes do Governo (das áreas do trabalho, emprego e formação profissional, das áreas da educação e do ensino superior e das áreas que integram os sectores de actividade relevantes para as profissões a regulamentar), bem como por representantes das confederações de empregadores e sindicais. Esta Comissão funciona na dependência do membro do Governo responsável pela área do trabalho, emprego e formação profissional e é presidida pelo respectivo representante.
6. Neste âmbito, aguarda-se a constituição da CRAP para apreciação e deliberação sobre as matérias relacionadas com a aplicação do Decreto-Lei n.º 92/2011.

Obtenção da qualificação
7. A qualificação escolar e profissional deve continuar a ser uma prioridade, quer para os profissionais que pretendam exercer estas profissões e actividades profissionais, quer para os empregadores ao nível dos critérios de recrutamento (princípio aplicável a qualquer profissão ou actividade profissional).
8. Este diploma legal prevê, assim, a articulação entre o SRAP e o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), assegurando que os requisitos específicos necessários para o acesso a cada profissão devem respeitar os correspondentes referenciais de qualificação constantes do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
9. A certificação de competências profissionais, obtida através do SNQ, é comprovada mediante a emissão de um certificado de qualificações ou de um diploma que reconhece e certifica a posse dos conhecimentos, aptidões e competências adequados para o exercício de uma determinada profissão ou actividade profissional.

Para mais informações deverão @s interessad@s contactar com a ANQ - Agência Nacional para a Qualificação.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Curso - Técnicos Superiores de Segurança e Higiene no Trabalho

A entidade parceira Centro de Qualificação de Activos Gustave Eiffel encontra-se na fase de divulgação do curso de Técnicos Superiores de Segurança e Higiene no Trabalho a realizar-se no Entroncamento. Para mais informações contactar: cqage.ent@gustaveeiffel.pt

Candidaturas Abertas - POPH Eixo 3.2. Formação para a Inovação e Gestão

Encontra-se aberta a fase de candidaturas ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH), ao eixo 3.2. Formação para a Inovação e Gestão. É objectivado:

a) Desenvolvimento de competências técnicas, sociais e relacionais dos activos através de acções de eciclagem, actualização ou aperfeiçoamento;
b) Valorização profissional dos activos empregados;
c) Reforço da capacidade técnica e organizativa das organizações empresariais através de acções de formação à medida das suas necessidades e estratégias de desenvolvimento;
d) Promoção da internacionalização das PME, através de intervenções que valorizem as dimensões da gestão e da inovação.

São entidades beneficiárias as entidades empregadoras, ou seja, entidades do sector público, cooperativo ou privado, com ou sem fins lucrativos que promovam acções em favor dos trabalhadores ao seu serviço.

As acções elegíveis:

a) De reciclagem, visando colmatar o défice de conhecimentos e competências decorrentes das mutações tecnológicas e organizacionais;
b) De actualização, visando actualizar conhecimentos e competências face à introdução de novos equipamentos, tecnologias e métodos de organização do trabalho;
c) De aperfeiçoamento, visando aprofundar conhecimentos e competências face à inovação organizacional introduzida nos processos de desenvolvimento empresarial.

Prazos para a apresentação de candidaturas: De 09 de Setembro de 2011 a 10 de Outubro de 2011.

Na qualidade de entidade com experiência na área de consultoria em gestão e enquanto entidade formadora certificada, a Universus - Consultores de Gestão, S.A. encontra-se disponível para analisar e avaliar o potencial enquadramento e interesse de eventuais candidaturas à presente tipologia de financiamento. Contacte-nos!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

XIV Encontro Nacional de SIOT - Emprego e Coesão Social


Eis mais um Encontro organizado pela APSIOT - Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho. Trata-se de mais um evento organizado por esta Associação de Profissionais que nos tem habituado a debates de elevada qualidade e com um especial interesse para as questões do 'mundo' do trabalho, entre as quais a formação profissional. Consultem o site do XIV Encontro Nacional de SIOT http://www.apsiot.pt/encontro/indexxiv.html
e inscrevam-se!

Previsão de novas datas dos cursos de formação no âmbito do projecto da Igualdade de Género em Lisboa

Atendendo ao facto de estarmos condicionados a um número mínimo de formand@s, houve a necessidade de adiar a data de início dos cursos de Formação de Públicos Estratégicos para Especialização em Igualdade de Género (48H) e de Certificação de Formadores(as) em Igualdade de Género (72H). Contamos iniciar ambos os cursos no ínicio de Maio.

terça-feira, 15 de março de 2011

Formação de Públicos Estratégicos para Especialização em Igualdade de Género (48H)


Local: Lisboa, Avª Elias Garcia, nº 57, 6º piso, 1000-148 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)

Previsão de Início: Março/Abril (a data de início está condicionada face ao número de formandos/as).

Destinatári@s: agentes estratégic@s cuja actividade possa ter impacto na consolidação da perspectiva de igualdade de género: agentes de formação, profissionais de educação, entidades empregadoras, gestor@s, profissionais de recursos humanos, agentes sociais, forças e serviços de segurança, pessoal dos serviços de saúde, magistrad@s, advogad@s, funcionári@s judiciais, consultor@s,
jornalistas, agentes de publicidade, entre outr@s.

Para mais informações contacte 91 226 50 45 ou 21 795 6884

Curso de Especialização de Formador(es) em Igualdade de Género (72H)

Lisboa, Avª Elias Garcia, nº 57, 6º - 1000-148 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)
Destinatári@s: agentes de formação, profissionais de educação, formador@s certificad@s (Nota: de acordo com a portaria 994/2010, de 29.09, deixa de ser necessário proceder à renovação do CAP por via da formação contínua de formadores. Porém, este facto não é impeditivo que os formador@s possam e devam continuar a desenvolver as suas competências através do exercício da actividade profissional e da formação contínua.

Data de início (prevista): Maio de 2011

Sessões: à 6ª feira em regime pós-laboral e sábados (manhã/tarde)

Mais informações contacte 912265045 ou 217956884